3 pontos negativos em utilizar nuvem pública gratuitos como backup

  • Modelo multitenancy – Um dos modelos mais utilizados na nuvem pública é o multitenancy, uma estrutura única compartilhada por todos usuários. Ou seja, uma arquitetura que permite otimização de recursos de infraestrutura através de compartilhamento, mantendo os usuários separados. Este mecanismo é muito vulnerável porque uma falha comum do sistema pode permitir que outro usuário veja os dados de terceiros ou tenha acesso a outras identidades. Já houveram testes em que estes erros foram constatados por pesquisadores que provam a vulnerabilidade do sistema, algo realmente preocupante para quem costuma utilizar este recurso.
  • Limitação de espaço – este é um dos problemas mais comuns para quem utiliza uma nuvem pública. Geralmente o problema ocorre quando você mais precisa do espaço disponível, ou quando seus arquivos ultrapassam o limite fornecido gratuito. Normalmente essas contas funcionam como um “quebra galho” e não como uma forma correta de fazer seus backups.
  • Backup do backup – Falhas em um sistema pode ser comum, mas a maior preocupação dessas falhas são o quanto isso pode afetar você. Será que seu espaço virtual possui seu próprio backup? Há de se falar sobre casos onde os usuários perderam todos os dados devido a algum problema com o provedor de nuvem ou até mesmo com ataques virtuais.

Certamente há muitos pontos positivos e negativos nesses serviços, pois se por um lado são gratuitos por outro estão muito mais vulneráveis e acessíveis aos ataques virtuais. Se você quer um backup seguro, não recomenda-se recorrer a serviços de espaço em nuvem gratuitos. Procure uma empresa qualificada e especializada em backup em nuvem onde você poderá receber orientações e onde seus dados estarão realmente protegidos.